quinta-feira, 15 de março de 2012

10 cantoras imperdíveis!!

Hoje passei o dia trabalhando no computador e ouvindo canções lindas nas vozes de mulheres fantásticas, então resolvi fazer um post sobre 10 cantoras imperdíveis, afinal uma romântica (casada e feliz) que se preze, deve ter bom gosto, não?!!


Eu confesso! Fui contagiada pela cantora 'pop' do momento, a inglesa Adele com sua voz angelical e poderosa (que me lembra bastante a voz da falecida Amy Winehouse), que além de cantar, compõe letras super intimistas. É delicioso ouvir suas canções com a sutileza do violino ao fundo!! Amei e recomendo! Por enquanto, minhas canções favoritas do cd "19" são "Right as rain" e "First love".


"Who wants to be right as rain
It's better
When something is wrong"
(Adele - Right as rain)


Outra cantora maravilhosa é a veterana Jewel, também cantora, compositora, escritora, atriz e poetisa estadunidense. Suas canções são belíssimas e delicadas no estilo pop rock e folk. Entre várias canções conhecidas, destaco "Kiss me",  "1000 miles away", "Foolish game" e "Hands" e adoro a música "Bizarre Triangle Love" (New Order) na voz dela!


"We'll fight, not out of spite
For someone must stand up for what's right
Cause where there's a man who has no voice
There ours shall go singing"

(Jewel - Hands)


Na onda das vozes angelicais 'estrangeiras', também destaco a italiana (meio francesa) Carla Bruni, modelo, cantora, compositora franco-italiana e também atual primeira-dama da França. Recomendo as canções "Quelqu'un M'a Dit" e "L´amour".


"On me dit que nos vies ne valent pas grand chose
Elles passent en un instant comme fanent les roses
On me dit que le temps qui glisse est un salaud
Que de nos tristesses il s'en fait des manteaux

Pourtant quelqu'un m'a dit
Que tu m'aimais encore
C'est quelqu'un qui m'a dit que tu m'aimais encore
Serais ce possible alors"

(Carla Bruni - Quelqu'un M'a Dit)


Além do pop e folk, gosto muitoooo muuuuito mesmo de MPB, principalmente na voz da cantora e compositora brasileira Vanessa da Mata. Entre tantos sucessos como "Boa Sorte/Good Luck" e "Ai, ai, ai", adoro "Quando um homem tem uma mangueira no quintal" e "Fugiu com uma novela", mas especialmente "Ainda bem" e "Case-se comigo".

"Ainda bem
Que você vive comigo
Porque senão
Como seria esta vida?
Sei lá, sei lá..."



(Vanessa da Mata - Ainda bem)




Já a veterana e super premiada Marisa Monte, cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira de música pop e samba, é considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a maior cantora do Brasil. Minhas músicas favoritas são "Amor I love you", "Beija eu", "Não é fácil", "Tema de amor", "Gentileza" e "Não vá embora". Além disso, a sua mais nova música "Ainda bem", tema da novela "Amor eterno amor" também é linda!


"E no meio de tanta gente eu encontrei você,
entre tanta gente chata sem nenhum graça, você veio.
E eu que pensava que não ia mais me apaixonar, 
nunca mais na vida!"

(Marisa Monte - Não vá embora)


Outra que adoro é a cantora brasileira, nascida nos Estados Unidos, e também super eclética Bebel Gilberto, filha de João Gilberto e da cantora Miúcha, sobrinha de Chico Buarque, que não deixa por menos e encanta nos melhores estilos MPB, Bossa Nova, lounge e jazz. Adoro as músicas "Samba da benção" e "Mais feliz.


"É melhor ser alegre
Que ser triste
Alegria é a melhor
Coisa que existe
É assim como a luz
No coração..."



(Bebel Gilberto - Samba da benção)



Outra que não fica de fora é a cantora e produtora musical brasileira Maria Rita, filha de Elis Regina, com sua voz poderosa nos estilos mpb, samba, jazz e bossa nova. Recomendo "O que é o amor?",

"Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar"

(Maria Rita - O que é o amor?)


Nem só de samba e romance vive a música, por isso também destaco a veterana-mor Rita Lee e seu rock bacana, além das letras que exploram a sexualidade ao máximo!! Amoo de paixão as músicas "Flagra", "Doce vampiro", "Amor e sexo" e "Mania de você",

"Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte...

Amor é pensamento
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema..

Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia..."

(Rita Lee - Amor e sexo)

E pra finalizar, as outras 2 cantoras que adoro:
a mineira Fernanda Takai do 'Pato fu' e Paula Toller do 'Kid Abelha' 
e suas vozes bacanas em canções ecléticas no pop, rock, mpb e 'cover'!!


Concordo que várias divas super talentosas (que eu gosto às vezes) ficaram de fora, como Madonna, Cindy Lauper, Amy Winehouse, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Elis Regina, Cássia Eller, Cristina Aguilera e afins, mas selecionar é sempre injustiçar alguém ou algum gosto, certo?! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário