terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dica: Nós.vc

É incrível o que podemos encontrar na Internet com a atenção direcionada. Talvez não encontrássemos tanta coisa bacana de forma aleatória, mas quando indicado por alguém, por uma revista ou por algum blog, fica mais fácil encontrar ideias geniais, que se incorporam as nossas vidas e práticas profissionais.

Hoje descobri a Nós.vc, uma plataforma de crowdlearning, onde é possível aproveitar o conhecimento 'alheio' e trocar experiências, com uma proposta de aprendizado e ensinamento coletivo, dividido em 3 etapas. Lá você pode escolher projetos para participar e pode inscrever seus próprios projetos, com direito a votação e mediação da equipe do site.


A ideia desses 3 garotos Larusso, Mauro e Léo,  2 deles formados pelo Design Gráfico da UFSC, aproxima-se justamente das reflexões que o teórico Henry Jenkins traz em seu livro 'A cultura da convergência" sobre inteligência coletiva, comunidades do conhecimento e afins. (Minha sintese aqui.)

Selecionei 4 'oficinas' que me interessaram, mas recomendo que cada pessoa 'xerete' o site pro conta própria!!

  
Algumas cenas valem mais que muitos textos
Com: Patrícia Lima

O objetivo desse encontro é oferecer dicas básicas de captura, armazenamento, organização e edição de vídeos como forma de descrever e apresentar processos de diferentes tipos de projeto.


Mais infos aqui.


Educação fora dos moldes
Com: Rafael Arrivabene

O objetivo deste encontro é discutir ideias e opiniões sobre educação, modelos diferentes que já existem ou mesmo novos modelos, inovadores. A dinâmica principal será a participação dos encontristas, compartilhando de suas experiências ou opiniões sobre o assunto, promovendo um brainstorm sobre possíveis rumos para a Educação. Não há intenção de obter algo concreto ao final do encontro, a não ser o crescimento pessoal de cada um dos participantes, mas ficam abertas as possibilidades de acordo com a espontaneidade do grupo.

Mais infos aqui.


Alimentação saudável, simples e feliz
Com: Alexander Czajkowski (Alex)

O objetivo é trocar e realizar experiências sobre alimentação saudável, focando em opções vegetarianas, simples, rápidas e divertidas. Tudo isso em um dia gostoso no parque, com relaxamentos, brincadeiras e muitas risadas. Os encontristas vão ser estimulados à conhecerem novos aspectos dos alimentos, suas propriedades e dicas simples de como alcançar um bom resultado, desmistificando a complexidade as vezes atribuída a um prato saboroso. O principal ponto é a experimentação sem pré-conceitos, envolvendo a entregam, os 5 sentidos, o desafio da criação e todas as etapas desde a produção, passando pela escolha e armazenamento e até o preparo e consumo do alimento.

Mais infos aqui.


Pães e massas para preguiçosos
Com: Pedro Biz Tarugo

Este curso é para você que tem preguiça de ir comprar pão na padaria. Ou vive de comida congelada porque acha que dá muito trabalho cozinhar. O objetivo do curso é ensinar a fazer pães e massas sem esforço. O curso se dará em 2 encontros de 3 horas.

Mais infos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário