sábado, 10 de dezembro de 2011

Um dia no hospital!

No dia 05 de dezembro, segunda-feira, meu marido deu entrada no Baía Sul Hospital Dia (particular) para fazer uma cirurgia agendada de reconstrução do ligamento do pé esquerdo, sob comando do jovem e simpático médico ortopedista, especialista em cirurgia do pé, Dr. Luiz Eduardo Rau e sua equipe.


Chegamos por volta das 8h e o André retornou para o quarto nº 03 às 11h15, enquanto eu esperava ansiosa pelo resultado da cirurgia. Foi a primeira vez que passei a noite num hospital como acompanhante de paciente (esposa) e gostaria de relatar esta experiência no blog, por conta de alguns desdobramentos posteriores.


Durante quase 2 meses (dezembro/janeiro), o André não vai poder pisar no chão, dependerá de muletas e cadeira de rodas, ficará com o pé enfaixado, utilizará bota ortopédica e dependerá totalmente dos meus cuidados (enfermeira e motorista) para ações mais complexas (banho, curativos, refeições, medicamentos, leva/traz). Sabíamos disso desde o início, mas é na prática que descobrimos os desafios dessa experiência.

O André precisou fazer essa cirurgia depois de romper o ligamento várias vezes, resultando numa lesão, que poderia permanecer intacta (sem cirurgia), com conseqüências mais graves na terceira idade. Ou seja, fiquem ligados e sejam corajosos!! hehehe

Quando somos jovens, as cirurgias são mais bem sucedidas e o paciente se recupera com maior facilidade. Com o plano de saúde cobrindo todo o processo e escolhendo um período menos prejudicial para as atividades profissionais, o André (super corajoso) resolveu se aventurar nesta empreitada (me carregando junto, claro!).

Então, como foi esse dia no hospital?! No mínimo interessante!!

Em geral o atendimento das enfermeiras e serviços prestados foram bons e saímos satisfeitos do hospital. Foi bem bacana!

As acomodações (cama, sofá-cama, tv com net e banheiro) e refeições foram ótimas, e a experiência foi um verdadeiro processo de autoconhecimento, ao exigir paciência e cuidado suficientes para cuidar de alguém num estado tão frágil! Eu me superei! hehehe

A cama do paciente é muito divertida, já que possui controle remoto e pode se ajustar às necessidades do paciente. Até comentei com a enfermeira que poderíamos ter uma dessa em casa, para relaxar as pernas, inclinar para ver TV ou com adaptação de mesa para refeições! Muito legal! E sei que nos hospitais públicos também tem!


E onde o acompanhante (eu) dorme?! Num sofá-cama razoavelmente confortável! Outra boa ideia pra se ter em casa, já que ele é bonitinho e pode servir para acomodar convidados!!


A roupa de cama é entregue no final da tarde, bem limpinha com uma colcha de microfibra azul muito macia. Amei!! Parecia até um hotel básico, estilo Fórmule 1! hehehe E eu podia solicitar travesseiros, cobertas e toalhas a vontade!!


E sobre as refeições?! Se alguém disser que é ruim, estará mentindo! São super saudáveis e balanceadas! Eu comi a mesma coisa que o André, que só precisava se nutrir, diferente de pacientes com dietas super especiais, como diabetes, pressão alta, etc. Só não podem os alimentos nada saudáveis, como refrigerantes, doces, alimentos fritos e gordurosos, etc!

O acompanhante tem direito ao café da manhã e almoço. E se quiser, há um cardápio para pedir outras refeições durante todo o dia (até 22h). Para janta, meu sogro garantiu um lanchinho e eu tinha umas reservas de guloseimas (proibidas pro André!). 


No almoço veio salada de alface e tomate cereja; arroz, legumes refogados (brocólis e batata salsa), frango ensopadinho com legumes (couve-flor, cenoura e cebola) e farofa; além de suco e gelatina de uva de sobremesa. Tudo delicioso!!

 

Claro que a refeição é um pouco insossa, mas basta salpicar um sal que tudo se resolve! 

E o café da manhã?! Igual ao de hotel!! Café e leite quentinhos em garrafinhas térmicas, cestinha de pães, frios, manteiga e geléia, suco de laranja fresco e mamão picadinho! Quer mais completo que isso?!


No caso do paciente em recuperação são servidas 6 refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde (com bolo), janta (sopa, torradas, suco e gelatina) e lanche da noite (suco, água de coco, clube social e bolinho de chocolate). 

Observando esta distribuição, resolvi implementar a 'dieta do hospital' aqui em casa, pensando na recuperação do André e numa reeducação alimentar!

No dia seguinte da cirurgia, depois do André receber alta, fui no supermercado e comprei todas as verduras e frutas possíveis e faz quase 1 semana que nossa alimentação melhorou. 

Em pouco tempo já notamos a boa disposição (subo escadas sem ficar ofegante), sono mais tranquilo e bom humor!! Não estamos nos alimentando pra emagrecer, mas para ter uma alimentação mais saudável e mudar os hábitos alimentares, o que seria um primeiro passo, para mais tarde incluir atividades físicas e diminuir quantidade calórica!!

Eu ainda como um chocolatinho, mas estou evitando refrigerante, congelados, frituras e alimentos gordurosos! Fazemos quase 6 refeições diárias e estou descobrindo como cozinhar alguns legumes e aprendendo a gostar de tudo!! Saladas podem ser gostosas sim!!

Por isso, segue nosso cardápio de almoço da semana para inspirar os interessados!!!

Refeição 1:

Salada de alface, tomate cereja e queijo minas com azeite e sal.


Arroz, batata assada no forno, carne refogada com legumes (cenoura e brocólis), farofa, beterraba e pepino japonês!


Sobremesa: gelatina de morango



Refeição 2:

Salada anterior, arroz, molho de camarão simples, peixe de forno temperado com cebolas e especiarias, beterraba cozida.


Melancia de sobremesa!

Refeição 3:

Salada + bruschettas com pão integral 7 grãos


Macarrão ao sugo (cebola, tomate, manjericão e um pouco de ketchup) com queijo ralado.


E aí?! Ficaram inspirados?! Semana que vem tem mais!! E de noite as opções são várias, um café da tarde  e frutas; milho cozido; sopinha e até suflê de legumes acompanhado de ice tea! Nhami! Fica a dica pessoal! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário