segunda-feira, 20 de junho de 2011

Receita: fondue de chocolate delicioso!

 foto by Karine Boing

Uma das coisas mais gostosas para se fazer no inverno é COMER!! E uma das receitas de doces, mais tradicional e deliciosa, que dá vontade até "chorar" de tão bom, é o fondue de chocolate, acompanhado de frutas.

Neste final de semana, reunimos pizza, jogos, cerveja e bons amigos, para aquecer um pouquinho nosso lar e encerramos o dia com um delicioso fondue de chocolate.

Compartilho aqui esta receita do fundo da minha memória, super fácil e gostosa, que aprendi em algum acampamento adolescente entre meninas!! E não precisa de panelinha de fondue pra fazer!! Super simples!!

Fondue de chocolate delicioso

Ingredientes:

1 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 barras de chocolate ao leite
1 bandeja de morango
2 bananas
1 maçã
1 cacho pequeno de uva

Obs.: Nesta receita acima, usei 2 ovos pequenos de chocolate, que ganhamos de páscoa, mas qualquer chocolate ao leite pode ser utilizado. E as frutas podem ser escolhidas, conforme o gosto da galera! Rende para cerca de 6 pessoas! (Fizemos pra 4 pessoas e sobrou bastante)

Passo 1:
Coloque o leite condensado e o creme de leite numa panela em fogo baixo. Misture até ficar homogêneo e vá acrescentando o chocolate, que pode ser quebrado em pedaços com as mãos. (Bem simples!) Cozinhe em fogo baixo, e fique mexendo, até o chocolate derreter. Quando o chocolate estiver totalmente derretido e a mistura borbulhando, desligue o fogo e reserve a panela.

Passo 2:
Depois de bem lavadas, pique as frutas, deixando as que oxidam mais rápido para o final (banana e maçã) e sirva-as em cambucas separadas. 

Obs.: Você pode cortar as uvas ao meio, e tirar as sementinhas com a faca. E se quiser, pode deixar a casquinha da maçã.

Passo 3:
Com uma concha, coloque uma parte da mistura de chocolate na panelinha de fondue (que tem vela ou coisa do tipo) ou numa cambuca de porcelana (retém mais tempo o calor) e cerque com as frutas picadas. Basta espetar um pedacinho de fruta com o garfinho de fondue (ou garfinho qualquer) e mergulhe no chocolate. Cuidado para não se queimar! O ideal é disponibilizar pratinhos pra não sujar a toalha de mesa. E está pronta a delicinha! 


Obs.: Se a mistura de chocolate da panela esfriar, aqueça novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário